Como fazer clientes se importarem com você

Aprenda Storytelling e Planejar, fazer e distribuir conteúdos

A verdade é que ninguém mais tem paciência para ser invadido por propagandas. Isso não quer dizer que elas não funcionem, mas sim, que estamos sendo cada vez mais expostos a elas e isso está forçando o mercado a gerar novas maneiras de nos atrair.

Talvez seja por isso que o mercado de histórias está realmente em alta. Seja você um produtor de conteúdo, um vendedor ou até mesmo um publicitário, você vai precisar criar um momento de atenção que funcione como um ruído digital, ou seja, você vai ter que encantar clientes com uma boa história. Só isso fará ele parar para se importar.

É claro que boas histórias possuem algumas técnicas. Uma grande história está presente desde o ‘quem somos’ no seu site até em como atender o cliente. Quando estamos atrás de conteúdo, no fundo, estamos atrás daquilo que dá sentido às nossas vidas.

É por isso que suas histórias digitais acabam se tornando uma chance de se conectar com seu público, fazendo-os experimentar uma sensação de proximidade e identificação entre sua marca e eles próprios.

Conte sua história sem firulas comerciais

A partir do momento em que seu público entende o seu contexto, ou seja, de onde você é, quais são os obstáculos que está enfrentando ou o ajuda a enfrentar, que esforços está fazendo para chegar onde está indo e alcançar o seu ‘porquê’, eles passam a desenvolver empatia por sua marca.

Todo mundo está o tempo inteiro atrás de conhecer novas realidades, entender como pode sair da situação que enfrentam e como podem contar com pessoas que já superaram esses desafios antes. Todo mundo gosta de ter um porquê para dividir. Não há ninguém que você não possa amar depois de compreender a sua história.

É claro que utilizar histórias tem o objetivo fazer com que pessoas se importem — seja emocional, intelectual ou esteticamente com aquilo que está dizendo, para isso é necessário aprender a organizar sua timeline, destacar aquilo que é relevante para seu mercado, recontar aquilo que pode ser um ruído e trazer uma imagem mais positiva para seu contexto. Sim, histórias podem fazer tudo isso.

Torne um problema relevante

Não existe maneira de chamar a atenção das pessoas sem tornar primeiramente a sua mensagem relevante para elas. Por mais que pareça óbvio, é importante mostrar ao seu público por que sua história vai valer o tempo deles.

Nos primeiros segundos — seja um texto, um vídeo, uma imagem ou qualquer outro formato, você precisa fazer com que ele se sinta parte daquilo que está dizendo. Caso contrário, ele realmente não vai esperar para ver.

O importante é não enrolar. Não deixe o ouro para depois. Para que eles se importam o suficiente você tem que atacar direto na questão que mais o preocupa. Torne os problemas dele o protagonista e dificilmente ele conseguirá ignorar.

Não seja um robô e não padronize

Histórias estáticas são histórias mortas. O que acontece muito quando estamos em contato com nosso público é deixar com que histórias vivas acabam sendo maçantes.

Lembre-se que a dinâmica das vidas não é estática. Por isso, uma grande história também não será. É necessário ter uma quebra de padrão. Um elemento surpresa que o destaque das demais pessoas do seu setor.

Toda história precisa de um conflito ou uma mudança para que se torne uma história interessante. Não é difícil prender seu público e deixá-lo sem fôlego quando você trabalha com as expectativas e as incertezas que ele carrega consigo.

Crie momentos que antecipem sentimentos , mostre que a falta de ação o faz ter prejuízo e que a incerteza que ele alimenta apenas é um obstáculo para que resolva suas questões mais importantes.

Conte sempre uma história que leva o seu público a se questionar como isso vai terminar a longo prazo. Crie dúvidas o suficiente para que ele duvide dos resultados que pode ter. Faça com que seu contato com ele seja uma montanha russa de emoções.

Ensine a pescar, mas venda a vara

Nada mais gostoso do que solucionar problemas não é? Eu acredito que a gente tem uma grande capacidade de se tornar solucionadores de problemas para nossos públicos.

A dedução é um dos reflexos que o ser humano tem naturalmente. Na ausência de informações, somos atraídos por um desejo de ser guiado. Muitas pessoas já até podem estar cientes de que tem um problema, mas não consegui confiar em um mentor.

A grande vantagem de estarmos construindo narrativas no mundo digital é poder moldar nossas possibilidades de ser um canal digital que nosso público possa extrair informações e alimentar-se de ferramentas úteis.

Não queria entregar soluções prontas. Aprenda a entender o que exatamente faz com que seu público se convença de que você pode o ajudar. Esteja disponível à medida em que eles quiserem ser conduzidos. Ensine-os a pensar no dois mais dois, em vez de concluir para ele que esta operação resulta em quatro.

Fale sempre sobre o seu ‘porquê’

Não adianta nada você aprender a contar uma boa história para seu público se não há coerência em seus processos. Esta é sim uma das coisas que mais frustra clientes.

Tudo em sua história precisa ser parte integrante de uma comunicação, mas principalmente uma missão corporativa. Para além dos slogans, cada ação, evento, mensagem, conteúdo, deve ter como ponto central relacionar com sua visão para alcançar seu ‘porquê’.

Comunicar sua história pode ser visto apenas como uma elaboração de uma imagem publicitária, mas quando ela é mais que um roteiro comercial, mas é de fato uma demonstração de coerência, seu público online começa a ver valor real.

Nada faz mais que um cliente comprar do que relacionar em uma jornada que funciona e que é congruente com as demais áreas. Garanta que sua imagem é a melhor entre seus clientes, mas valide sempre com todos os departamentos que a história está contando sobre sua empresa e alinhe as comunicações.

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