Como ser coerente e encontrar sua voz no conteúdo

Aprenda Storytelling e Planejar, fazer e distribuir conteúdos

Na era de superprodução de conteúdo, qualquer material precisa oferecer compatibilidade e convergência com a maioria das emoções, ideias e cenários que seu público convive.

Isso significa, primeiramente, duas coisas: ter qualidade na informação e consistente na maneira como se comunica com eles. Agora, mais do que escrever sobre temas que eles possam achar interessante, seu conteúdo deve ser de alta qualidade e tem que ser escrito em um tom de voz reconhecível. Todo material precisa refletir os valores de uma audiência.

Para que seu conteúdo se torne uma fonte de insights e informações para um público, você precisa inserir neles alguns detalhes que possam fazer toda a diferença. Vamos a alguns deles:

Entenda que não precisa fingir nada

É difícil escrever sobre o que é autenticidade em seres humanos, mas você pode saber na hora quando alguém está sendo autêntico e quando não está

O grande segredo de quem se destaca no conteúdo é que eles não têm dificuldade em assumir aquilo que tem para oferecer e aquilo que não tem também. 

Pessoas ou marcas autênticas não escondem seus sentimentos e nem fingem que estão sentindo algo que não estão. Elas se esforçam para manter a paixão pelo que pensam e patrocinam a coragem para o debate construtivo. Quando estamos falando de autenticidade, muitas não se esforçam para corresponder às expectativas dos outros ou não se preocupam em agradar a todos sempre.

É normal que quem produz conteúdo acabe se comparando ou se igualando ao tom dos outros. Na verdade, todos deveriam fazer o possível para permanecer fiéis às suas próprias convicções. O que funciona para outras pessoas pode não funcionar necessariamente para você. E vice-versa.

Faça o melhor conteúdo que puder, mas sem comparar o seu progresso com o de outros. Quando o público identifica que o fingimento saiu de cena, há sempre mais para oferecer. Está todo mundo cansado da plasticidade do mundo virtual, então, não finja. Mude de tom, se precisar, mas seja sempre real.

Imagine perder tudo e ter só sua voz nas redes

Se você tivesse realmente perdido tudo que conquistou e tivesse apenas um canal e os conteúdos para tentar recuperar aquilo que tinha, o que você diria para as pessoas?

Falo isso porque encontrar uma voz depende bastante do tanto que você torna essa sua voz importante para o público que está se comunicando. Qual é o dano que o mundo teria se você deixasse agora de estar presente como um produtor de conteúdo?

Quando estamos num cenário de oceano azul, acabamos sempre deixando o conforto entrar na nossa rotina e acabamos esquecendo do que realmente importa dentro dos conteúdos: Ser importante.

Lembro sempre que os meus textos que mais engajaram com o público, me projetaram dentro de grupos e trouxeram uma autoridade foram aqueles que eu realmente escrevi como se eu tivesse uma única oportunidade de eternizar as ideias que estavam nascendo ali.

Quando decidimos que nosso trabalho precisa ser importante para as pessoas, podemos ser abraçados pelo senso de vocação. A ideia é produzir cada conteúdo como se realmente fosse único e não como se fosse mais um. E este é um dos passos mais importantes para que tenha coragem de ser relevante.

Aprenda a se orgulhar do que importa

A gente sempre pensa que o orgulho é uma coisa ruim. As pessoas podem ser vaidosas e egoístas. Apesar disso, penso que nosso orgulho pode estar ligado a nossa autoestima e saúde mental.

O orgulho e a arrogância são vizinhas divididas por uma cerca fina. Sentir-se bem com algo que tenha realizado não só lhe dá um sentimento de satisfação, mas também pode ajudar a se inspirar mais. 

Você pode se orgulhar de alguma coisa e depois deixá-la ir. Afinal de contas, nem tudo que fazemos na vida vamos ganhar uma estrela dourada de honra ao mérito.

No entanto, quando estamos produzindo conteúdo, precisamos saber que existem diversas realidades em que podemos realizar algo realmente incrível. Pessoas sempre se interessam em saber como você foi que começou algo, que passos tomou para chegar lá, ou até mesmo o que sente enquanto está realizando alguma coisa importante.

O orgulho que é saudável exige um pouco de honestidade em relação a quem você é e o que você genuinamente fez a serviço do mundo. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa.

Acredito realmente que sentir-se orgulhoso pelas trajetórias e pelas experiências, nos faz mais coerentes. Orgulhar-se sem tirar os pés do chão. É possível entender que o bom orgulho está mais relacionado à nossa opinião sobre nós mesmos, e a vaidade corresponde ao que gostaríamos que os outros pensassem de nós. Esta é uma diferenciação importante.

Sinta fome de propósito

Em certos períodos de nossas vidas, muitas vezes sentimos que não temos nenhum propósito. O propósito nem sempre é baseado no que estamos fazendo; às vezes, manifestamos propósito por quem estamos sendo.

As pessoas querem se sentir inspiradas, encontrar um significado e ver o impacto que seu trabalho tem sobre os outros. E quando o fazem, ficam mais engajados, inovadores e produtivos. Isso não é um segredo ou uma revelação. É bom senso.

O propósito precisa ser pessoal e, como o propósito se destina a provocar uma reação emocional, ele precisa ser sentido. Você precisa acreditar no que está dizendo e fazendo. Isso faz toda a diferença. 

Se suas tentativas de criar um propósito não estiverem alinhadas com seus outros comportamentos de liderança, os funcionários verão suas táticas como manipulativas, em vez de inspiradoras.

Torne-o perpétuo. não pode fazer isso apenas uma vez. Em vez disso, você precisa fazer disso uma rotina. Ouça verdadeiramente. Mostrar respeito pelos outros está enraizado em ter respeito por nós mesmos. 

Temos a tendência de pensar que nosso propósito deve ser tão grande quanto as realizações de grandes homens e mulheres que alcançaram seu propósito.

GOSTOU DO TEXTO? APRENDA A USAR FERRAMENTAS TÉCNICAS TOTALMENTE PRÁTICAS E APLICÁVEIS PARA TER MAIS RESULTADOS REAIS COM SEU PÚBLICO, CLIENTE E AUDIÊNCIA.

APRENDA A USAR STORYTELLING | BAIXE O LIVRO GRATUITAMENTE

SITE | LINKEDIN | FACEBOOK | INSTAGRAM | MEDIUM | NEWSLETTER