Ser capaz de gerar surpresa na audiência muda tudo

Aprenda Storytelling e Planejar, fazer e distribuir conteúdos

Nem todo tipo de pessoa gosta de surpresas, mas, quando elas são, de algum modo agradáveis, naturalmente elas tendem a gerar certa empatia na audiência. É como aquela sensação de abrir um presente esperando algo inferior e ser surpreendido positivamente com a quebra das expectativas.

Lá vem uma história. Na época em que morei em São Paulo, adorava a ideia de que durante os domingo, a prefeitura fechava a Avenida Paulista para os carros e o local tornando a avenida uma grande passarela de atrações cultural para a população, que levava suas famílias para curtir o dia passeando, andando de bicicleta, fazendo caminhada e encontrando amigos.

Como morava perto da Paulista, sempre dava um jeito de passar por lá. Um dia, dei de cara com uma banda de bons músicos veteranos de rua pelo caminho. A blues era tão bom que sentei no chão e fiquei ali ouvindo.

No intervalo, um dos músicos pediu atenção da galera e começou a contar uma história que capturou todos que estavam ali, ele começou:

- Obrigado , pessoal. Queria aproveitar este momento para pedir uma salva de palmas para nosso baterista, o Xande. Pô, o cara tem feito um lindo trabalho, não só na música, mas também em prol do meio-ambiente.”

Todos atenciosamente ouviam aquele cara falar. Quando íamos já tirando as mãos do bolso para aplaudir, ele continuou:

- Para quem não sabe, ele tem uma atividade linda nas horas vagas que é cuidar de animais silvestres. Faz como hobby, pelo amor, sabe? Ele dedica seu tempo a cuidar de um viveiro de animais silvestres que estão em extinção. Palmas para este grande cara.

Agora sim, sem receio, o público aplaudiu com uma tamanha admiração nos olhos. O músico levantou da bateria, saudou todos que estavam ali e agradeceu com um movimento de cabeça. Então, o vocalista continuou:

- Esse viveiro tem algumas desses animais que são raros e estou tomando a liberdade de falar aqui por ele. Sabe, existe uma maneira de você contribuir com este projeto. É bem simples: Basta retirar uma dessas araras, garoupas, onça que estão aí em sua carteira e depositar aqui na frente nesta caixinha. Vamos garantir o cuidado delas com o maior carinho do mundo para você.

Há essas alturas, todos morriam de rir descontraídos pela clara piada que se referia as notas monetárias. Surpresos com a tamanha criatividade na condução da história, e com a maneira peculiar que tiveram de abordar as pessoas, resolvi dar minha contribuição.

Quando estudo como fazer boas histórias, percebo que elas precisam de um pouco de quebra de expectativa e elemento surpresa presente para fazer com que o interlocutor enfrente uma reviravolta.

O óbvio, na maioria das vezes, não é tão relevante. O grande sucesso dos filmes de terror, por exemplo, é a espera de um elemento que surpreenda. A magia das boas histórias é realmente na condição que elas tem em levar a gente para o imprevisível.

Aquilo que é exaustivamente explícito e óbvio não é interessante para sua audiência. A grande questão aqui é conversar sobre como podemos manter o público atento e focado em um momento de muita informação.

Mais surpresa, menos clickbait

É claro que o músico da história utilizou-se de um recurso que não podemos usar na internet. Aliás, esta é uma gafe bastante preocupante no ambiente digital. Isso porque ele prometeu uma entrega, mas não a fez exatamente. Na internet, isso é altamente penalizado.

Para quem não está familiarizado com o conceito de clickbait, sabe quando você vê o título de um artigo de um vídeo e fica extremamente curioso, mas quando entra nele vê que aquela chamada era na verdade uma propaganda enganosas para atrair o click e a sua atenção e mais nada? Isso é um clickbait. Não deixa de ser uma surpresa, mas é uma experiência extremamente desagradável.

O clickbait é uma das técnicas mais utilizadas para surpreender as pessoas na internet. Fazer com que o título seja um grande chamariz, mas não entregar o conteúdo, é trair o público.

É claro que esta estratégia é feita para gerar views. Se tem uma coisa que aprendi nesses anos produzindo conteúdo é que gerar curiosidade e surpreender o seu público não precisar de estratégias apelativas.

O que significa surpreender?

Surpreender vai além de mudar as perspectivas e o trajeto de uma história. Tem a ver com superar as expectativas anteriores. São duas coisas bem distintas.

Os produtores de conteúdo focado num vale-tudo para ter views sabem que é bastante comum que as pessoas sejam mais facilmente atraídas pelos conteúdos que geram curiosidade. Neste sentido, um clickbait é feito como uma promessa imperdível para uma entrega bem razoável.

Criar uma boa surpresa é não comprometer a sua capacidade de cumprir a promessa de conteúdo que fez. Surpresas tem que ser recompensatórias.

O resultado de uma surpresa ruim é que isso te levará a perder a atenção de uma pessoa para sempre. Isso porque ele já o considera alguém de baixa credibilidade. No meio de muito conteúdo, uma avalanche de abas abertas, produzir conteúdo com autoridade e credibilidade, é tudo. Se você conseguir gerar no seu leitor uma sensação de encantamento que ele não esperava, terá sempre uma comunidade fiel de pessoas satisfeitas.

A técnica do Plot twist

No cinema, especialmente quando se trata de roteiros, há uma técnica chamada plot twist, isto é, quando a história sai daquilo que a audiência planejou e dá uma reviravolta. Uma boa maneira de trabalhar o elemento da surpresa nos seus conteúdos é convencê-los de que a suas próprias expectativas das coisas, também pode ser também um olhar possível e verdadeiro.

A mudança das premissas é realmente algo que pode mudar a percepção sobre seus materiais. Para realizar uma boa virada de expectativa, você precisa aprender a definir qual será essa virada, entender qual é a inversão de lógica que quer causar.

Por exemplo, se eles pensam que seu produto é ruim, ou se é esta a fama dele, faça um material que o surpreenda da qualidade que ele tem. Nas histórias do cinema, aquele personagem que você menos desconfia pode ser o vilão. E vice-versa.

Aplicando a sua realidade, como pode desenvolver esta técnica? Para que haja realmente a surpresa, comece a pensa em como fará para convencer as pessoas de que o oposto da surpresa é a verdade. Para isso analise as principais premissas do seu mercado e combata com novos olhares.

A surpresa fala sobre adrenalina, e por isso, engaja mais ainda pessoas. Pense em fatores que podem ser surpreendentes para eles e trabalhe bem com isso. Histórias rendem mais com surpresas. O objetivo principal da utilização de storytelling nos seus projetos é trabalhar emocionalmente seu publico e nada melhor que causar efeitos emocionais para gerar vendas.

A surpresa é um elemento que pode criar uma experiência agradável em torno da marca, na percepção de qualidade, na maneira como as pessoas se relacionam e mantê-la sempre na mente do consumidor, uma sensação agradável. E reputação boa significa potenciais clientes na manga.

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