Como exatamente histórias transformam seu jeito de vender e atender audiências, clientes e públicos

Aprenda Storytelling e Planejar, fazer e distribuir conteúdos

Nunca se falou tanto de Storytelling aplicado. Qualquer profissional que queira realmente ter sucesso na comunicação com seus clientes, públicos e audiências precisa dominar as ferramentas para fazer com que suas histórias funcionem bem.

O poder de contar histórias não é mais privilégio dos cineastas e roteiristas, hoje, ele precisa ser aplicado em qualquer campo profissional. Seja você vendedor, influenciador, professor, terapeuta, ativista, executivo, ou qualquer outra profissão, e se tem que lidar com pessoas ou alcançar audiências, precisará fundamentalmente saber contar histórias atraentes.

Nada funciona tão fortemente na mente consciente e inconsciente das pessoas do que as histórias e a sua capacidade de transmitir, distribuir e registrar informações.

Quando estamos ouvindo uma boa história, os hemisférios do cérebro ficam ativos e empenha-se mais atenção aquilo que ouvimos. É o caso do cinema. Nem piscamos diante de um bom filme. Histórias ganham a atenção.

É por isso que todo tipo de história está sendo cada vez mais usadas para ajudar profissionais e empresas a demonstrarem como seus negócios podem ser útil as dores dos seus clientes.

As histórias ajudam não somente no processo de aproximar-se mais do cliente, mas de tornar seu discurso mais coerente com as demandas deles.

Histórias tem o poder de criar mais empatia no começo, no meio e no final da jornada de compra. Se você ainda não descobriu o poder da história, ou se gostaria de aprofundar seu conhecimento sobre isso, vamos falar um pouco sobre as ferramentas que você pode desenvolver para aplicar histórias seja qual for seu modelo de negócio.

(Gostando do conteúdo? Aprenda a engajar melhor seu cliente, público e audiência clicando aqui agora)

Primeiro passo: Definir a sua mensagem

A primeira pergunta importante a ser feita é: quem, de fato, é meu público e qual é a mensagem que eu quero compartilhar com eles?

É respondendo essa pergunta que podemos governar cada decisão da sua história e os resultados que podemos mensurar.

Entender a moral principal que está tentando implantar na cabeça do público é o que realmente define para que lado a história vai. Depois disso definido, toda a comunicação precisa ser um resumo de uma declaração narrativa convincente.

Para desenhar o tom da mensagem que quer passar, é preciso tentar entender um pouco como seu alvo está se comportando, quais são os receios mais comuns e as falhas que temem cometer. Só assim você pode dirigir e decidir como vai transmitir a sua mensagem.

Estabeleça sua mensagem final juntamente com a descoberta de como é a melhor maneira de ilustrá-lá.

Segundo passo: Olhe para as suas próprias experiências

Evidentemente que você se torna um melhor contador de história quando é parte dela. Ser um dos personagens da suas histórias não só cria mais o senso de coerência como também pode revelar mais autoridade na argumentação.

Lembre-se de que você, seu produto, sua empresa, suas vivências e tudo que passou podem realmente ser uma bom gatilho para se tornar um contador de histórias melhor.

Procure em suas próprias memórias diante do seu mercado, dos desafios da rotina, conte histórias de experiências de vida bem sucedidas e até mesmo algumas que não foram, como maneiras de ilustrar sua mensagem de venda.

Quem me acompanha aqui sabe que sempre conto como fui eleito um dos Top Voices do Linkedin Brasil apenas escrevendo, mas também já me ouviu dizer dos perrengues que enfrento por decidir viver da escrita. Esta não é só uma maneira de dividir tudo que tenho vivido, mas de empoderar aqueles que também tem o mesmo sonho.

Pergunte-se sempre quais são os eventos da sua vida que podem acrescentar ao desafio do seu cliente. Não fique apenas se usando de exemplo positivo, mas conte realmente como você pode ajudá-lo a partir de uma experiencia anterior.

Relate a eles momentos em que seus sucessos ou suas próprias falhas levaram a algum aprendizado. É assim que fazemos com que história sejam um ponto de entrada emocional para compartilhar detalhes pessoais.

Terceiro passo: Não seja o único herói da sua história

O grande erro das histórias quando são usadas em ambientes comerciais é que elas mantém um tom de arrogância que realmente coloca o cliente para fora da zona de atenção.

Falar sobre como o seu trabalho pode ser realmente diferente de todos do mercado está para além de dizer que ele é impecável e que é uma solução completa. Você não é o melhor. Nada é totalmente blindado.

Apresente sempre as lutas que teve para realmente tornar algo aperfeiçoado, seja franco com os fracassos que teve até chegar no sucesso e nunca esconda as barreiras que ele mesmo possa enfrentar.

Desconfiamos de qualquer discurso de heroísmo. O grande equivoco é narrar histórias que apresentem apenas heróis que não sofrem qualquer problema. Um dos aliados dos heróis é justamente a sua fraqueza. Pense em todas as boas histórias de heróis que já viu no cinema. Todas elas apresentam um herói que não é completamente imbatível. Isso o torna mais próximo de nós.

O consumidor atual que se torna um cliente fiel e coerente não é aquele que caí nas ilusões de vendas e no traquejo dos discursos comerciais. Atrair cliente com histórias que sejam apenas arapucas vai justamente promover um case negativo no futuro.

Não vale tudo para vender mais com histórias. É preciso que elas sejam reais e boas. Seja o mais autêntico, humanamente verdadeiro e acessível que puder. Mostre suas vulnerabilidades e como você também pode ajudar seus cliente com as dificuldades dele. Não se torne a estrela de sua própria história.

E não se trata apenas de um sentimento de falta de modéstia ou de falsidade emocional como técnica de vendas porque seu público acredita mais em como se comporta do que o que diz que é. Saiba realmente que seu sucesso depende de outras pessoas e ocasiões.

É possível até que você ou seu produto seja a figura central de uma história, mas é preciso deixar com que o foco final sejam as pessoas, as lições que aprendeu ou os eventos que ocorreram.

O engajamento e a vontade de aceitar a sua mensagem aumenta quando você entrega ferramentas úteis para seu público acreditar em si mesmo e conseguir aliviar sua dor e atingir seus objetivos. Quando mais você comemora sozinho um sucesso menos seu público se conectar a você e à sua mensagem.

Quarto passo: Evidencie e escolha uma luta

Toda boa história tem um conflito. Ninguém se interessa por jornadas que sejam apenas pontos altos. Sem um bom desafio não há história. É por isso que você precisa realmente focar em destacar aquilo que realmente combate.

Há sempre coisas que precisam ser superadas. Em qualquer mercado, em qualquer realidade, em todos os ambientes onde há pessoas e personagens. O que concorre com sua premissa comercial? O que precisa ser superado? O que apresenta resistência? O que disputa com o medo? O que necessita de mudanças?

Toda história precisa sugerir caminhos. Toda boa história precisa de um bom grito de guerra diante de um desafio global. Toda história é uma convocação para que pessoas tornem-se parceiros em alguma mudança. Toda boa história precisa ser um convite para fazer parte de uma jornada.

Por isso que para que possa realmente conquistar pessoas com as histórias, você não pode ter uma mentalidade pontual. Precisa ser muito mais uma realidade para passarem juntos do que algo concreto. Escolha uma batalha e siga.

Quinto passo: Narre tudo de maneira simples

Não dá para sempre ter uma história épica. Nem mesmo as franquias mais rentáveis conseguem simplesmente ter um alto nível em todos os seus episódios e em todas as suas relações narrativas.

A maioria das histórias que marcam as pessoas só são bem sucedidas e memoráveis porque ​​são relativamente simples e diretas a uma realidade que vivem. Trabalhe bem os detalhes, mas não deixe que se tornem desnecessários e prejudiquem sua mensagem principal.

Como tudo que é criado, trabalhe sempre com o princípio de que “menos é mais”. Use detalhes apenas para criar mais relevância e empatia com eles e nunca para enfeitar sua história.

Pense sempre que o primordial de uma história bem contada é a capacidade de transportar o ouvinte para um lugar que ele possa se ver como parte daquela realidade. Este é grande segredo.

Fale mais sobre como você se sentiu diante de algo, projete as emoções dele diante da realidade, faça questão de insistir nas expressões, relembre de momentos marcantes, tudo isso com a humildade de quem conta algo simples e transmite uma mensagem clara.

Sexto passo: Aprenda com que manja

Contar histórias é muito mais do que simplesmente ter personagens dentro de um universo vivendo um enredo. É realmente uma das verdadeiras forma de arte que, claramente, exige uma técnica realmente apurada para ter efeito.

Contar histórias é mais do que um esforço repetido para se acertar na tentativa e erro, é possível aprender com uma pratica técnica mais guiada.

Para que possa realmente ser capaz de criar histórias importantes para os processos práticos e aprimorar sua mensagem de maneira mais eficaz e eficiente, você tem que acostumar-se a aprender essas habilidades com quem está no mercado faz algum tempo e que tem realmente cases de sucesso.

Quando comecei a construir meus textos e muito antes de ter milhares de seguidores, eu tinha algumas referências que iam do cinema até o próprio mundo da escrita. Construa realmente seu banco de pessoas que inspira-se.

Depois que você aprende a identificar o que é uma história realmente interessante para seu público, precisa ter as ferramentas necessárias para desenvolvê-las. A sua mente tem que saber responder: Como que posso contar essa história?

Para que possa realmente codificar uma comunicação narrativa que transmita realmente o que precisa ser transmitido para sua audiência, clientes e público, aprenda a surpreender pessoas e a entender que uma boa história é capaz de fazer trabalho de vender por você.

GOSTOU DO TEXTO? APRENDA A USAR FERRAMENTAS TÉCNICAS TOTALMENTE PRÁTICAS E APLICÁVEIS PARA TER MAIS RESULTADOS REAIS COM SEU PÚBLICO, CLIENTE E AUDIÊNCIA.

APRENDA A USAR STORYTELLING | BAIXE O LIVRO GRATUITAMENTE

SITE | LINKEDIN | FACEBOOK | INSTAGRAM | MEDIUM | NEWSLETTER