O escritor não pode estar isolado

Aprenda Storytelling e Planejar, fazer e distribuir conteúdos

Já passou do tempo em que ser escritor carregava a ideia de ser um intelectual que permanece numa torre de marfim isolado dos reles mortais escrevendo teses, criando teorias, redigindo romances e elaborando notas sobre o mundo e tudo que nele há.

Esta visão romantizada da escrita não cabe na realidade de hoje. Na verdade, não é nada desejável para um bom escritor num mundo plural de hoje, querer estar num alto posto no olimpo de “deuses do intelectualismo”.

O ideal é mesmo o contrário. O escritor verdadeiro é, sobretudo, um observador do chão da existência.

Neste sentido, os grandes escritores são justamente aqueles que circulam entre os povos. Aqueles que não se deixam cultuar pela imagem do escritor como um sujeito especial diante dos outros.

É claro que é sedutor — e até um pouco egocêntrico — pensar que viver profissionalmente da escrita coloca-nos na imagem de alguém com alguma importância ou cultura a mais, mas isso não passa apenas de uma pequena caricatura travestida da suprema arrogância.

Estar isolado na sua concentração para descrever realidades, observar fatos ou criar boas histórias, é diferente de manter-se isolado da realidade. Para um escritor ser realmente produtivo não basta a disciplina da solitude, mas também deve estar diante coisas mais banais.

Quando esquecemos que a matéria-prima para tudo que escrevemos está nos detalhes da vida comum e nas observações criativas das realidades ordinária, perdemos o elemento mais libertador da nossa profissão. Como escritor, foi justamente ter descoberto que as melhores histórias são aquelas que circulam no meio dos lugares mais comuns que me tornou um escritor realmente bom.

O cotidiano não poderá nunca ser ignorado diante da virtude da nossa vocação intelectual. Seja qual for a sua situação que estejamos, sempre haverá um tanto de humanidade, verdade e subjetividade para ser relatada. Isolados, perdemos esta conexão principal.

Uma última característica da vocação de escritor é que ele precisa entender que trabalha para o mundo. Isso quer dizer que não lhe pode dar o direito de esconder de todos uma boa ideia, não deve ceder à tentação do individualismo. Ele precisa ser capaz de nunca deformar a verdade em prol da sua personalidade.

Enquanto se vê pertencente a um mundo real e concreto, pode se dar a licença de projetar uma realidade possível. Quando estamos apenas do lado do abstrato, passamos a assumir uma paralisia que esteriliza a capacidade de tocar em pessoas com nossas ideias.

Quando estamos diante da tentativa de ocultar-se do mundo banal, estamos, na verdade diante do exercício equivocado de deixar de ser homem comum. O escritor isolado se torna inumano.

Não será possível, portanto, a este contador de histórias identificar qualquer sentimento real do homem, não conseguirá capturar as suas necessidades mais corriqueiras, muito menos lidar com as suas grandezas cotidianas, por fim, nunca alcançará a verdade que nos une quanto comunidade.

Todo escritor deve ser universal. No sentido de que seja identificável na história, que frutifique e estabeleça sua contribuição no seu tempo, que eternize aquele instante registrado como uma fotografia do momento em que vive.

Se escrever se tornou mesmo um impulso vital, não se trata mais de arte ou de apreciação, mas de compromisso de se fazer presente no seu tempo.

O escritor é como aquele pároco que conhece a calçada da sua paróquia, mas que não perde tempo entendendo que sua missão está em outro lugar senão diante daqueles que precisam da sua ajuda para confiar no sagrado.

O escritor é um agente de uma esperança que se esbarra realidade cruel. É por isso que não deve viver isolado da realidade, é por isso que ele nunca deve se afastar das pessoas e das suas mazelas ordinárias, é por isso que o escritor tem que ser presente.

GOSTOU DO TEXTO? APRENDA A USAR FERRAMENTAS TÉCNICAS TOTALMENTE PRÁTICAS E APLICÁVEIS PARA TER MAIS RESULTADOS REAIS COM SEU PÚBLICO, CLIENTE E AUDIÊNCIA.

APRENDA A USAR STORYTELLING | BAIXE O LIVRO GRATUITAMENTE

SITE | LINKEDIN | FACEBOOK | INSTAGRAM | MEDIUM | NEWSLETTER